A equipa Zénite do Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (Instic) ocupou o terceiro lugar do “Global Management Challenge2022”, a maior competição mundial de Estratégia e Gestão, a seguir à China e à Rússia, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, num universo de 15 países.
Os resultados foram divulgados na quarta-feira, durante uma gala de premiação da equipa Zenite, constituída pelos recém-formados em Engenharia Elísio Pataca, Délcio de Almeida e Pedro Lunguieki, que representaram Angola na competição que, depois de 40 edições, aconteceu pela primeira vez em África.
Os participantes representavam, além de Angola, China e Rússia, Portugal, Índia, Brasil, Espanha, Camarões, Togo, Benim, Azerbeijão, Estónia, Austrália e Macau.
Em declaração à imprensa Elísio Pataca descreveu o momento como sendo único para os integrantes do grupo, sendo a primeira equipa angolana a chegar à final e a ocupar o terceiro lugar. “É uma experiência muito boa, competimos com pessoas com mentes brilhantes: este concurso foi muito competitivo”, salientou.
O grupo vencedor, composto por Darang Liu e Junhao Ye, acredita que o mérito deveu-se à estratégia aplicada durante o concurso, focada na planilha do Excel, de forma a terem um balanço entre a procura e a oferta a fim de não ter produtos a mais e vender a preços baixos.
No desafio, os participantes tiveram que, em poucos dias, fazer uma simulação de gestão de uma empresa virtual com a finalidade de obterem os melhores resultados possíveis em várias áreas de gestão. O principal objectivo do jogo é desenvolver nos participantes competências de gestão estratégica, tomada de decisões, trabalho de equipa, liderança e capacidades analíticas aplicadas a modelos de negócios.
Angola participa na Competição desde 2007, através da SOIK Investments, entidade que representa e organiza o GMC em Angola.
Fonte: www.jornaldeangola.ao