Foi num cenário de grande esperança no futuro, apesar das contingências que afetavam a economia portuguesa, que Luís Alves Costa decide lançar uma competição baseada num simulador de gestão. Após assistir a uma apresentação realizada por um grupo de professores da Universidade de Strathclyde, sobre um modelo informático que permitia aos alunos testarem várias soluções para uma mesma empresa, verificando-se depois quais eram as diferentes consequências dessas decisões.
Depois da sua estreia em Portugal, em 1980, e na sequência do seu sucesso e reconhecimento junto das empresas, a competição tornou-se exportável e rapidamente se expandiu por todo o mundo. Ao longo de várias edições, foi ganhando cada vez mais prestígio e mais participantes.
A partir de determinada altura, a SDG começou a ser contactada por potenciais parceiros estrangeiros que pretendiam organizar a competição nos seus próprios países.
Presente atualmente em mais de 30 países, o sucesso alcançado pelo Global Management Challenge assenta no desenvolvimento de competências de estratégia e gestão dos participantes, no prestígio das organizações envolvidas, pela sua notoriedade e visibilidade nos media nacionais e internacionais e na promoção do networking pessoal, empresarial e internacional.
Com 40 anos, o Global Management Challenge já envolveu mais de 6 mil quadros de empresas e estudantes universitários de todo o mundo contribuindo para este sucesso todo o envolvimento dos seus patrocinadores, apoiantes, júri, media partners e às milhares de equipas que anualmente participam nesta competição com o objetivo de conquistar o Título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o Título Mundial.