A maior competição mundial de estratégia e gestão vai decorrer em Setembro de 2023, pela primeira vez, num país africano, de acordo com o director de Operações da empresa Soik Investments.
A final internacional do Global Management Challenge (GMC) 2022, maior competição mundial de estratégia e gestão, vai decorrer, pela primeira vez, em Angola, em Setembro do ano em curso, avançou o director de Operações da Soik Investments.
No final de um briefing realizado esta semana, em Luanda, João Pereira explicou aos jornalistas que, até ao momento, decorre a fase de projecto e de contacto com várias entidades envolvidas, entre companhias de aviação, instituições públicas, hotéis e com a Casa Civil do Presidente da República de Angola, para que seja uma competição internacional de excelência.
“Vamos receber delegações de 30 países dos cinco continentes. Compete-nos fazer jus ao nome de Angola e mostrar um país moderno e vibrante. Pensamos que irão concorrer cerca de 20 delegações de países estrangeiros”, perspectivou.
Quanto à competição nacional 2023, segundo o responsável, foram já recebidas cerca 60 candidaturas, sendo que o fim do processo de inscrição que estava previsto para o dia 09 de Abril foi prorrogado até 31 Maio, “devido à grande adesão”. As inscrições podem ser feitas através do site www.gmc.ao.
Segundo uma nota explicativa da Soik Investments, para esta competição podem concorrer universidades, empresas e instituições públicas e privadas, que poderão patrocinar as equipas, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social, contribuindo assim para a formação e desenvolvimento de importantes competências de organização e gestão de jovens estudantes e empreendedores.
Cada equipa, continua o documento, deve ter cinco elementos que vão competir em grupos com um máximo de oito equipas. Cada grupo constitui um mercado, no qual as equipas irão competir entre si, sendo vencedora a que apresentar melhores resultados no desempenho ou cotação das acções da sua empresa em bolsa.
A competição está dividida em quatro fases, nomeadamente primeira volta, segunda volta, final nacional e final internacional.
“Cada equipa recebe um manual que explica a organização, funcionamento e histórico da empresa nos últimos cinco trimestres. Após a análise desses elementos, a equipa define a estratégia a adoptar, toma decisões para diversas áreas da empresa (finanças, recursos humanos, produção, marketing, comercial/vendas) e transmite as suas decisões a um sofisticado sistema informático ou simulador, o que lhe permite ganhar uma visão mais ampla sobre a problemática de gestão de uma empresa, bem como o impacto e a importância que as suas decisões acarretam para a organização”, lê-se na nota.
A final nacional presencial do GMC 2023, conforme o calendário da competição, acontece no dia 06 de Julho e as equipas vencedoras serão conhecidas numa gala de premiação, a decorrer no dia 07 do referido mês.
Em 40 anos, o Global Management Challenge já envolveu mais de 650 mil quadros de empresas e estudantes universitários de todo o mundo, contribuindo para este sucesso todo o envolvimento dos seus patrocinadores, apoiantes, júri, media partners e as melhores equipas que anualmente participam na competição, com o objectivo de conquistar o título nacional, o que lhe permite disputar o trofeu mundial.