Como funciona

Global Management Challenge

O Global Management Challenge é uma competição internacional de estratégia e gestão.

Consiste numa simulação empresarial interactiva em que cada equipa gere uma Empresa com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento no mercado em que se insere.

O desempenho do investimento reflecte o valor da empresa para os respectivos investidores. Isto não é apenas o valor de mercado da empresa, mas inclui o valor de quaisquer dividendos pagos ou de quaisquer acções recompradas aos investidores menos o custo de quaisquer acções que lhes tenham sido atribuídas.

A Incrição das Equipas
A inscrição das equipas marca o início de cada edição. As equipas são organizadas por grupos (com um máximo de 8 equipas), em que cada grupo compete no mesmo mercado. A competição decorre online.

Como se processa

Global Management Challenge

Após a inscrição e envio das informações para as equipas, a competição decorre da seguinte forma:

Consultar e analisar a informação da competição
Briefing online (vídeo), Manual do Simulador e o Histórico da Empresa.
Tomar decisões
Através da Folha de Decisões, as equipas transmitem a sua estratégia: nas várias áreas da empresa (Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças)
Processar os dados
Sendo a simulação interativa, o processamento das decisões é realizado em simultâneo.
Conhecer os resultados
Através do Relatório de Gestão, cada equipa acede ao resultado da sua estratégia tendo em conta a concorrência e a situação económica do mercado

Porquê participar

Global Management Challenge

Através desta metodologia, contribui-se para o desenvolvimento de competências em matéria de gestão empresarial, não só dos gestores angolanos como dos gestores dos países onde a competição está presente.

A participação no Global Management Challenge, através da inscrição de uma Equipa de Estudantes, Quadros de Empresa ou Mista (quadros de empresa e estudantes), permite beneficiar das seguintes mais-valias:


Desenvolvimento de competências – Aumento de performance em competências de estratégia e gestão e o aperfeiçoamento de soft skills, como a liderança, a tomada de decisão e o trabalho em equipa, entre outras.


Responsabilidade Social – Patrocínio de equipas de Estudantes Universitários, contribuindo para o desenvolvimento de competências de estratégia e gestão, permitindo-lhes uma melhor integração no mercado de trabalho.


Networking – Os eventos empresariais permitem estabelecer ou estreitar relações com outras Empresas/Instituições e equipas participantes.


Prestígio – Com origem em Portugal em 1980 e presença, em mais de 30 países, a competição já envolveu mais de 650.000 participantes em todo o mundo, com o objectivo de conquistar o título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o título Mundial.


Promoção – A associação do Global Management Challenge aos meios de comunicação confere uma enorme projeção nacional a esta competição e a todos os parceiros envolvidos.


Comunicação Institucional – Partilha do seu Brand junto do meio empresarial, académico e media por estarem envolvidos num projecto de sucesso internacional.