Como surgiu

Global Management Challenge

Lançado em Portugal em 1980, o Global Management Challenge tornou-se na maior Competição Internacional de Estratégia e Gestão!

Esta iniciativa portuguesa é organizada pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão e pelo Jornal EXPRESSO, tendo alcançado, ao longo dos anos, um enorme sucesso tornando-se um evento de elevada notoriedade e visibilidade, prestigiando as organizações que nele participam.

Foi num cenário de grande esperança no futuro, apesar das contingências que afetavam a economia portuguesa, que Luís Alves Costa decide lançar uma competição baseada num simulador de gestão. Após assistir a uma apresentação realizada por um grupo de professores da Universidade de Strathclyde, sobre um modelo informático que permitia aos alunos testarem várias soluções para uma mesma empresa, verificando-se depois quais eram as diferentes consequências dessas decisões.

Depois da sua estreia em Portugal, em 1980, e na sequência do seu sucesso e reconhecimento junto das empresas, a competição tornou-se exportável e rapidamente se expandiu por todo o mundo. Ao longo de várias edições, foi ganhando cada vez mais prestígio e mais participantes.

A partir de determinada altura, a SDG começou a ser contactada por potenciais parceiros estrangeiros que pretendiam organizar a competição nos seus próprios países.

Presente atualmente em mais de 30 países, o sucesso alcançado pelo Global Management Challenge assenta no desenvolvimento de competências de estratégia e gestão dos participantes, no prestígio das organizações envolvidas, pela sua notoriedade e visibilidade nos media nacionais e internacionais e na promoção do networking pessoal, empresarial e internacional.

Com 40 anos, o Global Management Challenge já envolveu mais de 6 mil quadros de empresas e estudantes universitários de todo o mundo contribuindo para este sucesso todo o envolvimento dos seus patrocinadores, apoiantes, júri, media partners e às milhares de equipas que anualmente participam nesta competição com o objetivo de conquistar o Título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o Título Mundial.

Cronologia GMC Angola

Anualmente a SOIK Investments organiza em Angola a Competição Nacional do Global Management Challenge, que junta equipas de Universidades, Empresas e outras Entidades públicas e privadas. A equipa Campeã Nacional representará Angola na Final Internacional.

Competição Internacional

Santiago de Compostela Espanha
Com a participação da Equipa Macon, Vencedora da Competição Nacional.

Competição Internacional na Rússia

Angola é representada por equipa da Universidade Metodista de Angola Vencedora da Competição Nacional.

Final Nacional GMC

A equipa Kiesse da Universidade Técnica de Angola foi a grande Vencedora da Final Nacional do Global Management Challenge.

Competição Nacional

Equipa Vencedora, Macon, da Universidade Metodista de Angola.

Final Nacional GMC

Angola foi representada pela Equipa Kiesse na Final Internacional em Doha no Qatar, entre 10 e 12 de Abril.

Ano de lançamento

SOIK Investments representa em Angola o Global Management Challenge.

Em que consiste

Global Management Challenge

O Global Management Challenge é disputado em duas voltas, uma Final Nacional e uma Final Internacional
Consiste numa simulação empresarial interactiva em que cada equipa gere uma empresa, num mesmo mercado, com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento. Ao tomarem decisões de gestão de topo, os participantes passam pela análise de indicadores económicos/ financeiros, ganham uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa, compreendem a interacção entre as diferentes áreas funcionais e o impacto que as suas decisões podem ter numa organização, tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente e do accionista.

Porquê participar

Global Management Challenge

Através desta metodologia, contribui-se para a formação e desenvolvimento de competências em matéria de gestão, de estudantes universitários, quadros de empresas e gestores angolanos.

A participação no Global Management Challenge, através da inscrição de uma Equipa de Quadros, de Estudantes ou Mista (quadros e estudantes), permite beneficiar das seguintes mais-valias:

Desenvolvimento de competências – Aumento de performance em competências de estratégia e gestão e o aperfeiçoamento de soft skills, como a liderança, a tomada de decisão e o trabalho em equipa, entre outras.

Responsabilidade Social – Patrocínio de equipas de Estudantes Universitários, contribuindo para o desenvolvimento de competências de estratégia e gestão, permitindo-lhes uma melhor integração no mercado de trabalho.

Networking – Os eventos empresariais permitem estabelecer ou estreitar relações com outras Empresas/Instituições e equipas participantes.

Prestígio – Com origem em Portugal em 1980 e presença, em mais de 30 países, a competição já envolveu mais de 650.000 participantes em todo o mundo, com o objectivo de conquistar o título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o título Mundial.

Promoção – A associação do Global Management Challenge aos meios de comunicação confere uma enorme projeção nacional a esta competição e a todos os parceiros e patrocinadores envolvidos.

Comunicação Institucional – Partilha do seu Brand junto do meio empresarial, académico e media por estarem envolvidos num projecto de sucesso internacional.

Prémios

Global Management Challenge

1.º Lugar1.000.000,00 AKZ
2.º Lugar750.000,00 AKZ
3.º Lugar
500.000,00 AKZ

A equipa vencedora da Final Nacional do Global Management Challenge

Representa Angola na Final Internacional, competindo com as equipas vencedoras dos outros países participantes.