Como surgiu
Global Management Challenge
Esta iniciativa portuguesa é organizada pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão e pelo Jornal EXPRESSO, tendo alcançado, ao longo dos anos, um enorme sucesso tornando-se um evento de elevada notoriedade e visibilidade, prestigiando as organizações que nele participam.
Foi num cenário de grande esperança no futuro, apesar das contingências que afetavam a economia portuguesa, que Luís Alves Costa decide lançar uma competição baseada num simulador de gestão. Após assistir a uma apresentação realizada por um grupo de professores da Universidade de Strathclyde, sobre um modelo informático que permitia aos alunos testarem várias soluções para uma mesma empresa, verificando-se depois quais eram as diferentes consequências dessas decisões.
Depois da sua estreia em Portugal, em 1980, e na sequência do seu sucesso e reconhecimento junto das empresas, a competição tornou-se exportável e rapidamente se expandiu por todo o mundo. Ao longo de várias edições, foi ganhando cada vez mais prestígio e mais participantes.
A partir de determinada altura, a SDG começou a ser contactada por potenciais parceiros estrangeiros que pretendiam organizar a competição nos seus próprios países.
Presente atualmente em mais de 30 países, o sucesso alcançado pelo Global Management Challenge assenta no desenvolvimento de competências de estratégia e gestão dos participantes, no prestígio das organizações envolvidas, pela sua notoriedade e visibilidade nos media nacionais e internacionais e na promoção do networking pessoal, empresarial e internacional.
Com 40 anos, o Global Management Challenge já envolveu mais de 6 mil quadros de empresas e estudantes universitários de todo o mundo contribuindo para este sucesso todo o envolvimento dos seus patrocinadores, apoiantes, júri, media partners e às milhares de equipas que anualmente participam nesta competição com o objetivo de conquistar o Título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o Título Mundial.
Cronologia GMC Angola
Competição Internacional
Santiago de Compostela Espanha
Com a participação da Equipa Macon, Vencedora da Competição Nacional.
Competição Internacional na Rússia
Final Nacional GMC
A equipa Kiesse da Universidade Técnica de Angola foi a grande Vencedora da Final Nacional do Global Management Challenge.
Competição Nacional
Final Nacional GMC
Angola foi representada pela Equipa Kiesse na Final Internacional em Doha no Qatar, entre 10 e 12 de Abril.
Ano de lançamento
SOIK Investments representa em Angola o Global Management Challenge.
Em que consiste
Global Management Challenge
Porquê participar
Global Management Challenge
Através desta metodologia, contribui-se para a formação e desenvolvimento de competências em matéria de gestão, de estudantes universitários, quadros de empresas e gestores angolanos.
A participação no Global Management Challenge, através da inscrição de uma Equipa de Quadros, de Estudantes ou Mista (quadros e estudantes), permite beneficiar das seguintes mais-valias:
Desenvolvimento de competências – Aumento de performance em competências de estratégia e gestão e o aperfeiçoamento de soft skills, como a liderança, a tomada de decisão e o trabalho em equipa, entre outras.
Responsabilidade Social – Patrocínio de equipas de Estudantes Universitários, contribuindo para o desenvolvimento de competências de estratégia e gestão, permitindo-lhes uma melhor integração no mercado de trabalho.
Networking – Os eventos empresariais permitem estabelecer ou estreitar relações com outras Empresas/Instituições e equipas participantes.
Prestígio – Com origem em Portugal em 1980 e presença, em mais de 30 países, a competição já envolveu mais de 650.000 participantes em todo o mundo, com o objectivo de conquistar o título de Melhor Equipa Nacional e assim poder disputar o título Mundial.
Promoção – A associação do Global Management Challenge aos meios de comunicação confere uma enorme projeção nacional a esta competição e a todos os parceiros e patrocinadores envolvidos.
Comunicação Institucional – Partilha do seu Brand junto do meio empresarial, académico e media por estarem envolvidos num projecto de sucesso internacional.
Prémios
Global Management Challenge
1.º Lugar – 1.000.000,00 AKZ
2.º Lugar – 750.000,00 AKZ
3.º Lugar – 500.000,00 AKZ
A equipa vencedora da Final Nacional do Global Management Challenge
Representa Angola na Final Internacional, competindo com as equipas vencedoras dos outros países participantes.